sábado, 5 de março de 2011

Pijama de bolinhas


Olha eu aí!

Fui criado, confeccionado, montado, costurado e etiquetado numa confecção (ou facção) de fundo de quintal, num canto qualquer de alguma cidade brasileira por uma costureira eficientíssima que trabalha horas a fio pra poder ajudar a manter a família.
De tecido macio e caimento confortável, eu visto bem o corpo de qualquer mulher que gosta de dormir aconchegada num pijama de alcinhas, que não aperta e nem “pinica”. O meu tecido é estampado de bolinhas: branco com bolinhas pretas, a mais clássica das estampas de bolinhas!
As famosas bolinhas, “pois” (do francês) e “polka dotts” (inglês) tiveram seu auge na década de 50, no pós-guerra:
“Com o fim dos anos de guerra e do racionamento de tecidos, a mulher dos anos 50 se tornou mais feminina e glamurosa, de acordo com a moda lançada pelo "New Look", de Christian Dior, em 1947. Metros e metros de tecido eram gastos para confeccionar um vestido, bem amplo e na altura dos tornozelos. A cintura era bem marcada e os sapatos eram de saltos altos, além das luvas e outros acessórios luxuosos, como peles e jóias.”(CLAUDIA GARCIA)

Após ser devidamente passado e empacotado, fui enviado junto a muitos outros de minha espécie para ser distribuído em muitas lojas pelo país. Fui selecionado e colocado numa arara do departamento de roupas íntimas e de dormir, numa grande loja de departamentos.Fiquei muito tempo apenas observando as pessoas ao meu redor, vasculhando, pegando, provando e tocando todos os meus companheiros de batalha - roupas íntimas, camisolas, meias e pijamas. Eu fui ficando para trás, me sentindo angustiado por ver meus amigos indo embora e tendo que dizer adeus, sem saber qual seria enfim o meu destino.
Numa tarde qualquer, que não me lembro muito bem - pois quando se é um produto pendurado numa arara de uma loja de departamentos, é impossível ter qualquer senso temporal- fui finalmente escolhido! Como já fazia algum tempo que eu estava ali, pendurado no cabide e já não restavam muitos dos meus, acabei em “oferta”. Foi essa palavrinha mágica que atraiu alguém para mim e fui escolhido como “O pijama”!
O fato é que a minha vida de pijama atingiu um patamar que nem eu mesmo poderia imaginar. Fui feito apenas para acompanhar sonhos! Caí nas mãos de alguém que ao me escolher simplesmente esquece que sou um simples pijaminha de bolinhas e me veste como uma roupa, de verdade! Não que saia por aí me usando, como se eu fosse um “out fit” comum, nada disso!! Ela me veste sim, como pijama, mas também me populariza através de fotos.
Será um hábito? Uma distração? Ou simplesmente displicência por parte dela? Não me importa, afinal estou no topo e apareço em momentos importantes de sua vida: maquiagens para eventos, escovas progressivas, descanso de final de semana e por aí vai!  Quem diria que os sonhos de alguém poderiam acontecer enquanto ela estivesse acordada?!
Já estou velhinho e cheio de bolinhas, além das que me caracterizam. Já passei por muitos momentos interessantes, alegres e tristes em companhia da pessoa que me acolheu como sua roupa de sonhar. Estou chegando ao fim da linha, apesar de estar inteiro tenho a perfeita noção de que logo serei trocado por outro pijama mais novo e tão confortável como eu. Mas a vida foi boa comigo! Quantos pijamas por aí tem a oportunidade de serem imortalizados, além das lembranças? Vivo feliz, como pijama que sou e continuo a sonhar, pois eu sou um Pijama de Bolinhas!

Por Luciane de Quadros

Nenhum comentário:

Postar um comentário